Gladston Salles

O amor é o tudo no nada que somos

Textos

 
NATAL SEM JESUS



O Natal desde a muito perdeu seu verdadeiro sentido. O que se comemora no Natal? Todos nós sabemos que é o nascimento do “Menino Jesus”. Portanto deveria ser uma festa essencialmente de cunho religioso. Mas hoje em dia quase ninguém se lembra disso. O espírito de fraternidade,o ato de perdoar, reconciliar com quem nos causou mágoa, o fortalecimento dos laços familiares, a reaproximação com os vizinhos, a prática do bem, a caridade, etc., é derivado dos ensinamentos do Mestre Jesus. Na verdade no Natal temos a oportunidade de reconciliarmo-nos com Deus e refletir sobre as lições do Divino Mestre principalmente aquela que diz: “amai-vos uns aos outros como vos amei”.
O que a gente mais ouve nessa época natalina é a frase “Feliz Natal”. E pronto. Depois é só consumismo. Aquela correria para comprar os presentes. A tapinha nas costas do vizinho (depois voltamos a deixar de cumprimentar). O sorriso artificial. A confraternização com os colegas. O “amigo oculto”. Cerveja e vinho. Os preparativos para o churrasco. A ceia com a família (drasticamente reduzida pela desestruturação familiar). Um pouco de bacalhau?Quem sabe (é artigo de luxo nos supermercados). Mas tudo bem, um frango assado ou o popular “chester" resolve...Ah! Não se esqueça do “pisca - pisca” e da famosa Árvore de Natal. O resto é música. De preferência muito “funk” pra animar a galera.Mas eu pergunto: Cadê o Presépio? A oração em louvor a Jesus?
Coitado do Padre... Entristecido ficou quando pensou em comprar algumas lembranças para os amigos e não encontrou nas lojas nenhuma figura do “Menino Jesus na manjedoura”. Só havia muito Papai Noel e Árvore de Natal de todos os tipos e tamanhos.
- Antes que algum afoito pense em me criticar, vou logo avisando que não sou contra os festejos natalinos. E considero Papai Noel e Árvore de Natal simbolicamente muito importante.
Mas, por favor, pessoal vamos lembrar-nos do aniversariante Jesus!









 
Gladston Salles
Enviado por Gladston Salles em 22/12/2009
Alterado em 22/09/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link gladstonsalles.recantodasletras.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras